terça-feira, 27 de julho de 2010

O que seria um sonho, para você ? [texto livre]

21:51. Já é noite em Icaraí, Niterói. Fico pensando, sem saber se irei chegar em alguma idéia fixa, em alguma conclusão. O que seria realmente um sonho? Seria no futuro, estar rico, andando de carrão? Disputar uma Copa do Mundo ? Fazer o bem ao próximo? E por aí vai ... Quando se tem o poder de raciocinar, e de imaginar, pensamos coisas a mil ...
Queria ter uma bola de cristal, para saber meu futuro, ver se fui alguém de sucesso, ou outro ''alguém''.
Medo? Tenho alguns, não medo de morrer, medo de pessoas ruins e etc ... Tenho medo de mim mesmo, medo de que algo que faça agora, se reflita mal no futuro, e estrague meu sonho. Então, o sonho seria algo bom? Ou algo ruim? Seria isto um sonho, apenas imaginação, colocar a cabeça no travesseiro, e ser algo produzido pelo seu cérebro, e seu sub consciente ? Ou seria algo que almejamos no futuro, uma forma de ''obrigação e pressão'' que impomos a nós ? Então imagino, o que seria um sonho, qual seria meu sonho.
Bom, penso, e não chego a uma conclusão, por isto pergunto a quem lê esta bobagem que escrevo : O que seria um sonho, para você ?

Redação, tema : Vazamento de Petróleo no Golfo .

Mancha de óleo em nossa honra.
Dia 20 de Abril, do ano de 2010. A escuridão da noite já pairava sobre o Golfo do México, quando foi ouvida uma explosão e o afundamento de uma plataforma de extração de petróleo, que mais tarde, geraria o maior desastre ambiental da história dos Estados Unidos. Ele podia ter sido evitado, pois já tinha sido noticiado 10 dias atrás ao ocorrido, um problema na plataforma, que foi ignorado pelos engenheiros da empresa britânica British Petroleum. Infelizmente, com esta omissão por parte de alguns, acabou ocasionando este gigantesco vazamento de óleo.
O incidente libera no Golfo, cerca de milhares de barris de petróleo, por dia, e acaba afetando a vida de milhares de espécies marinhas, prejudicando todo um bioma. E também afeta muitas pessoas, que sobrevivem da pesca, ou então utilizam os mares como forma de lazer, como em praias, que estão impróprias para uso, devido a grande quantidade de petróleo despejada na água.
Podemos dizer que, o incidente foi causado pela ganância do homem, que vê na extração constante de bens naturais, uma forma de se ganhar dinheiro. Podemos dizer que, os grandes culpados, foram aqueles que arriscaram, sabiam do problema existente na plataforma, mas se omitiram, e este problema, gerou a explosão, que vitimou 11 trabalhadores, e jorrou milhões de litros no mar. Infelizmente, mais um caso de descaso com a natureza .
Será que o vazamento terá uma solução ? Muitas espécies marinhas estão ameaçadas de extinção na área, devido a poluição do mar, também foram prejudicados quilômetros de corais, e também várias espécies de vegetais aquáticos. Uma solução para o Golfo, não será fácil, mais podemos ter uma certa prevenção, para não ocorrer este desastre no futuro. É preciso pensar em uma forma de extração sustentável, que não irá causar danos ao meio-ambiente, pois se continuarmos a pensar nesta forma capitalista, totalmente descontrolada, não será 2012 que nos matará, mas sim nossas próprias atitudes, que dificilmente podem ser chamadas de humanas.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Redação, tema : Pena de Morte

Mayara deu este tema, e eu fiz uma redação, espero que gostem .

Radicalismo que não soluciona.

Muito se discute na atualidade, sob os modos de se pagar por um crime cometido. Em crimes considerados hediondos, sempre nos vem à reflexão com a chamada pena de morte. Método que não faz parte de nossa constituição, e é bastante utilizado nos Estados Unidos, em que cada Estado possui sua forma de julgamento, e punição.
Em muitos dos casos criminais famosos em nosso país, casos em que sempre a imprensa dá uma cobertura detalhada, a população sempre se pergunta e pede este método de punição.A pena máxima prevista em nossa constituição é de 30 anos, em regime fechado, sendo que o infrator pode sair da cadeia antes do previsto, se tiver bom comportamento na prisão.
Em um país que possui uma das piores justiças no mundo, onde um juiz fica totalmente sobrecarregado, devido à elevada quantidade de processos e a baixa demanda de juízes, é difícil implantar um método tão radical, até porque as vezes, como já vemos em casos mostrados pela mídia, a justiça falha. E não existe modo de ressuscitar alguém já morto por cadeira elétrica, injeção letal ou câmara de gás.
Um dos argumentos utilizados por pessoas favoráveis a pena de morte, seria a superlotação em presídios brasileiros, argumento que pode ser falho, pois apenas crimes hediondos merecem tal tipo de punição, e muitos dos presidiários brasileiros cometem delitos considerados pequenos, como furtos, tráfico, entre outros.
A solução então, não seria cometer uma verdadeira chacina, um banho de sangue, onde apenas os menos favorecidos se banhassem. É preciso sim, fazer uma reforma nas leis, até colocando a prisão perpétua, para presidiários que não apresentassem melhoras, após o cumprir de suas penas. Mas a solução, seria socializar o detento, de modo que possa interagir em par de igualdade com a sociedade, ser incluído sem preconceito, e não ser exterminado como um inseto inútil.